Minas Gerais: temperaturas voltam a subir na próxima semana

De acordo com meteorologia, o tempo será estável em todo o estado e sem previsão de chuva

Segundo a meteorologia, capital mineira vai esquentar após madrugada gelada

As temperaturas de Belo Horizonte devem começar a subir esta semana depois de  bater o recorde de frio pela segunda vez em 2021: a temperatura na madrugada deste domingo (2/5) foi de 12,4ºC. A cidade continua em estado de atenção até segunda (3/5). A Defesa Civil de BH emitiu, na sexta-feira (30/4), um alerta de frio válido até amanhã.

A temperatura máxima prevista pelo Inmet é de 28ºC na capital mineira neste domingo, a mais alta registrada neste fim de semana. Nesse sábado, os termômetros variaram entre 23ºC e 13ºC. Neste domingo, os ventos serão fracos ou moderados. Já a umidade relativa do ar gira em torno de 80% e 50%.

A partir das 17h35, com o pôr do sol, BH esfria de vez novamente, com temperaturas que não ultrapassam os 20ºC. O sol nasceu às 6h12.

Isso porque, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, na última segunda-feira (26/4) uma frente fria atuava no estado. “Logo atrás já veio uma massa de ar polar que começou atuar a partir de quarta-feira (28/4). Ela está provocando a queda das temperaturas. Porém, ela já está perdendo a intensidade e no decorrer das semanas as temperaturas devem subir”, disse.

Na capital, a menor temperatura até então foi 12,4°C registrada em 15 de abril na estação do Cercadinho.  Entretanto, considerando as outras estações existentes na capital, a menor temperatura até o momento foi de 13,3°C, em 10 de abril, na Estação da Pampulha, e 16,1ºC em 15 de abril, na Estação do Santo Agostinho.

Já a menor temperatura de 2021, em Minas Gerais, foi 4,5ºC registrada em 21 de abril, em Maria da Fé, no Sul de Minas.

Previsão para segunda

A previsão para segunda é de céu claro a parcialmente nublado com nevoeiro ao amanhecer no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. No Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, o céu deve ficar   parcialmente nublado. Os termômetros podem marcar de  33ºC até  6°C.

Em Belo Horizonte, o céu deve parcialmente ficar nublado. As temperaturas não devem passar de 27ºC. A mínima prevista é de 12°C. “A máxima durante a semana é entre 29ºC e 30ºC. E a mínima entre 14ºC e 15ºC. Sem previsão de chuvas“, acrescentou o meteorologista.

Ainda segundo ele, o tempo será instável em todo o estado durante a semana. “Não há previsão de chegada de nova frente, então, o clima continuará ameno”, acrescentou Ruibran.

Recomendações da Defesa Civil  

– Hidrate-se;
– Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele; se necessário use hidratante;
– Realize atividades físicas utilizando agasalho;
– Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
– Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.

 

Deixe um comentário

Falar na interativa
Você esta na interativa!